Artigos - História do AABR

AABR - Grupo Online de AA do Brasil.

A primeira reunião brasileira de Alcoólicos Anônimos via internet.
 
Após ter participado de algumas reuniões via Internet do AA americano, observei que já era hora de iniciar este tipo de reunião aqui no Brasil.
 
Desconfiava que havia membros brasileiros interligados na grande rede, mas que desconheciam a existência deste tipo de reunião, ou não tinham fluência na língua inglesa e estavam privados de utilizar a net como forma de manter a sobriedade.
Pedi ajuda à Revista Vivência para divulgar nossa intenção. Depois da publicação de um pequeno anúncio na Revista nº 43 (set/out-96), o qual indicava meu e-mail (endereço eletrônico) e a disposição de iniciar uma reunião virtual, começaram a chegar as primeiras mensagens de companheiros localizados nas mais variadas localidades do país, interessados em participar da nova empreitada.
 
Mantidos os primeiros contatos, descobri que uma grande parte já tinha conhecimento do funcionamento destas reuniões, outros, entretanto, precisavam de ajuda.
 
Passamos a trocar mensagens, ajudando os que tinham dificuldades em acessar a futura reunião e pedindo ajuda sobre como e quando ela deveria ser realizada. Após poucas semanas, depois de algumas tentativas infrutíferas de realizar a tão esperada reunião online, finalmente, no dia 24 de novembro de 1996 realizamos a primeira reunião brasileira de Alcoólicos Anônimos via internet. Na ocasião estavam presentes nove companheiros; Roberto J., Gilson L., Márcio, C. Neto, Guido, Deo,  Renato L., (filho de alcoólatra), além de dois outros companheiros que estavam em companhia do Renato.
 
Logo na reunião seguinte tivemos a presença da primeira companheira, Martha. Além do início de nossa reunião via grande rede, começamos uma intensa troca de mensagens entre companheiros. No intervalo entre a publicação do artigo na Revista Vivência e o início das reuniões, vários companheiros já estavam mantendo contato entre si, fazendo da Internet um elo de ligação entre companheiros de vários Estados. Os precursores da troca de mensagens foram os compa-nheiros Afonso, Aragão, Carvalho, Chynthia, Gerval, Isaias, Jeová, Luis Cláudio, Mauro, Queiroz, Ricardo e Xavier, além dos já nominados iniciantes das reuniões online.
 
Hoje permanece aberto o grupo virtual de Alcoólicos Anônimos do Brasil, chamado desde o início de "AABR", que se reúne aos domingos, sempre a partir de 21:30 horas, no irc.antares.com.br.
Nestes encontros compartilhamos nossas experiências, forças e esperanças da mesma maneira com que o fazemos em nossos grupos locais. A grande diferença é a variedade de experiências de companheiros dos mais longínquos lugares. Nas reuniões podemos encontrar companheiros do Amazonas contando suas bebedeiras as margens do Rio Negro, outros no Rio Grande do Sul mostrando como trocaram o vinho pelo bom chimarrão. 
 
No Ceará, gente que se embebedava na Praia de Iracema, ouvindo um belo forró, no Rio de Janeiro pessoas que se embriagavam no Maracanã assistindo ao jogo do Flamengo, em São Paulo, histórias de alcoólicos de fechar a Avenida Paulista. Em Minas Gerais pessoas que bebiam na surdina e na Bahia o trago tirando gosto com acarajé.
É isto que está ao nosso alcance. 
 
Venha participar você também!
 
AA na internet  funciona.