DP - Marcha sem fim

“Quando a jornada é muito longa, o objetivo passa a ser a própria jornada”.

Sobriedade tem como definições nos dicionários: moderação; temperança especialmente no comer e no beber; frugalidade; comedimento; parcimônia; reserva; moderação nas paixões; exclusão do artifício e da complicação; naturalidade.

Muitas vezes minha mente se recusa a obter o significado correto de uma palavra, principalmente quando ela se refere às minhas qualidades, boas ou más.

Conhecer o significado correto muitas vezes 
significa saber que não sou aquilo que penso e digo que sou. Darei apenas um exemplo: - em 1966, tive uma grande crise alcoólica e instado por amigos fui a São Paulo em busca de auxílio médico. Juntamente com um compadre médico, procuramos um Doutor, então o mais famoso nome da psiquiatria, em São Paulo. Após ouvir a minha história, o famoso esculápio concluiu que eu não era um alcoólicomas tão somente um dipsomaníaco. 

Fiquei muito satisfeito; voltei para a minha terra e continuei a beber, sem me preocupar em saber o significado exato da palavra dipsomaníaco.

Só anos depois, já livre da compulsão, fui ao dicionário e lá estava: “impulsão mórbida, periódica e incoercível para bebidas alcoólicas”. 
Agora que sei o verdadeiro significado de sobriedade, posso fazer um rápido inventário e definir o quanto de sobriedade eu consegui em todos esses anos de A.A.
  
“Não acho que a felicidade ou a infelicidade sejam o ponto principal. Como enfrentamos os problemas que chegam a nós? Como aprendemos através deles e transmitimos o que aprendemos aos outros, se é que querem aprender? Do meu ponto de vista, nós deste mundo somos alunos numa grande escola da vida. Isso é
proposto para que tentemos crescer e ajudar nossos companheiros viajantes a crescerem no tipo de amor que não faz exigências. Em suma, procuramos progredir à imagem e semelhança de Deus, como nós O concebemos.
 
(Vivência nº 107 – Mai/Jun 2007)