Artigos - Prefácio dos 12 Passos de A.A

Alcoólicos Anônimos é uma irmandade mundial de mais de cem mil* homens e mulheres alcoólicos, unidos a fim de resolver seus problemas comuns e de ajudar seus irmãos sofredores na recuperação daquela velha e desconcertante enfermidade, o alcoolismo.

Este livro se dedica aos “Doze Passos” e às “Doze Tradições” de Alcoólicos Anônimos. Apresenta uma visão clara dos princípios através dos quais os membros de A.A. se recuperam e pelos quais funciona sua Irmandade. 

Os Doze Passos de A.A. consistem em um grupo de princípios, espirituais em sua natureza que, se praticados como um modo de vida, podem expulsar a obsessão pela bebida e permitir que o sofredor se torne íntegro, feliz e útil. 

As Doze Tradições de A.A. dizem respeito à vida da própria Irmandade,. Delineiam os meios pelos quais A.A. mantém sua unidade e se relaciona com o mundo exterior, sua forma de viver e desenvolver-se. Embora os ensaios que se seguem tenham sido escritos principalmente para os membros de A.A., muitos amigos opinam que podem despertar interesse e encontrar aplicação mesmo não sendo da Irmandade. 

Muitas pessoas não-alcoólicas dizem que, como resultado da prática dos Doze Passos de A.A., conseguiram enfrentar outras dificuldades na vida. consideram que os Doze Passos podem significar mais do que a sobriedade para o bebedor problema. 

Vêem neles um caminho para uma vida feliz e efetiva para muitos, alcoólicos ou não. Há um interesse crescente acerca das Doze Tradições de alcoólicos Anônimos. Estudiosos de relações humanas começam a perguntar-se como e por que A.A. funciona como uma sociedade. 

Por que razão, indagam, nenhum membro de A.A. pode ter uma posição de autoridade sobre outro e não existe qualquer vestígio de governo central na organização? Como pode um conjunto de princípios tradicionais, despidos de qualquer força legal, manter a unidade e eficácia de Alcoólicos Anônimos? A segunda seção deste volume, embora destinados aos membros de A.A. fornecerá aos curiosos uma visão interior de Alcoólicos Anônimos até agora impossível de se ter. Alcoólicos Anônimos nasceu em 1935 em Akron, Ohio (EE.UU.), como conseqüência de um encontro entre um conhecido cirurgião e um corretor de Nova York. Ambos eram casos graves de alcoolismo, destinados a se tornarem co-fundadores da irmandade de A.A. * Em 1994 estima-se que mais de 2.000.000 se recuperaram através de A.A.