Artigos - Que é alcoolismo ?

O alcoolismo pode ser considerado como um transtorno mental causador de doenças no corpo físico, independente de idade, sexo ou posição social manifestando principalmente na maneira incontrolada de beber, a quem se dá o nome de alcoólico.
Tornando-se uma doença progressiva, se não tratada, torna-se com o passar do tempo mais violenta afastando suas vítimas do mundo normal e levando-as a um abismo que só tem duas saídas: a loucura ou a morte prematura.
Antes dessas conseqüências, causa inúmeros danos aos seus familiares e toda a sociedade. Além de ser uma doença incurável.
Uma vez que uma pessoa se torna alcoólico, sempre o será. Nem mesmo depois de muitos anos de abstenção poderá voltar a beber normalmente. Logo estará bebendo mais do que nunca. No entanto, igual a várias outras doenças incuráveis, o alcoolismo pode ser detido em sua marcha. Requer a abstenção total do alcoólico, e para que não volte a beber, também requer uma mudança  na personalidade do doente.
Cabe dizer que não há necessidade de ter medo da bebida em si. A
ciência médica já eliminou a bebida como a "causa" do alcoolismo, O mundo sabe por que pode ver com seus próprios olhos, que os que bebem moderadamente não desequilibraram suas vidas. Já o beber exagerado não deve ser tratado com a mesma indiferença. De qualquer maneira, a doença do alcoolismo não está na garrafa. Está no ser humano. Antes de beber reflita que você pode ser vítima, pois não importa sua raça, posição social, cultural ou credo.
 No início é ingerido na fantasia de trazer satisfação, às vezes como forma de rejeitar a realidade, negar as diferenças, sentir-se aceito, sentir-se adulto e até mesmo como forma de coragem. Em seguida surgem as perversões causadas pelo álcool.
Não importando o tipo de bebida. Se você percebe que sua maneira de beber está lhe trazendo desconforto, procure um grupo de Alcoólicos anônimos ou ajuda profissional.
Independente de ter ou não problema com o álcool faça uma visita e conheça como é que se dá a recuperação do alcoólico em Alcoólicos Anônimos.

(Vivência Nº110 - Nov./Dez./2007)