Artigos - Um recém-chegado pergunta ?

Destinado às pessoas que estão entrando em contato com Alcoólicos Anônimos (A.A.) pela primeira vez. Nele, tentamos responder às perguntas mais freqüentemente encontradas nas mentes dos recém-chegados – as perguntas que estavam em nossas mentes quando pela primeira vez entramos em contato com a Irmandade.
 

Eu sou um alcoólico?

Se você repetidamente bebe mais do que tenciona ou quer, se você se mete em apuros, se você tem lapsos de memória quando bebe, você pode ser um alcoólico. Somente você pode decidir. Ninguém em A.A. dirá se você é ou não.
 

O que posso fazer se estou preocupado com a minha maneira de beber?

Peça ajuda. Alcoólicos Anônimos pode ajudar.
 

O que é Alcoólicos Anônimos?

Somos uma Irmandade de homens e mulheres que perdemos a capacidade para controlar nossa maneira de beber e encontramo-nos com aborrecimentos de vários tipos como resultado da bebida. Tentamos – a maioria de nós com sucesso – criar um meio satisfatório de vida sem o álcool. Por isso descobrimos que precisamos da ajuda e apoio de outros alcoólicos em A.A.
 

Se eu for a uma reunião de A.A., isto me obriga a qualquer coisa?

Não. A.A. não mantém depoimentos de membros nem registros de freqüência. Você não tem que revelar qualquer coisa acerca de si mesmo. Ninguém o incomodará se você não quiser voltar.
 

O que acontece se eu encontrar pessoas que conheço em A.A.?

Elas estarão lá pela mesma razão que você. Não desvendarão a sua identidade a estranhos. Em A.A. você mantém o anonimato quanto você quiser. Esta é uma das razões porque nos chamamos Alcoólicos Anônimos.
 

O que acontece numa reunião de A.A.?

Uma reunião de A.A. pode ser feita de diversas formas, mas em qualquer reunião você encontrará alcoólicos falando sobre o que a bebida fez em suas vidas e personalidades, quais as atitudes que tomaram para ajudar a si mesmos e como estão vivendo hoje.
 

Como isto pode me ajudar no meu problema com a bebida?

Nós em A.A. sabemos o que é ser dependente do álcool e ser incapaz de manter promessas feitas aos outros e a nós mesmos de que iremos parar de beber. Não somos terapeutas profissionais. Nossa única qualificação para ajudar os outros a se recuperar do alcoolismo é que nós mesmos paramos de beber, mas os bebedores-problema vindos a nós sabem que a recuperação é possível porque vêem pessoas que fizeram isso.
 

Por que os AAs continuam indo às reuniões depois que estão "curados"?

Nós em A.A. acreditamos que não há cura para o alcoolismo. Jamais poderemos voltar a beber normalmente e nossa capacidade de ficar longe do álcool depende de mantermos a nossa saúde física, mental e espiritual. Isto podemos conseguir indo regularmente às reuniões e pondo em prática o que lá aprendemos. Além do mais, achamos que ajudarmos outros alcoólicos nos ajudará a mantermos-nos sóbrios.
 

Como ingresso em A.A.?

Você é um membro de A.A. se e quando assim você o disser. O único requisito para ser membro de A.A. é o desejo de parar de beber, e muitos de nós éramos convictos o suficiente quando pela primeira vez nos aproximamos de A.A.
 

Quanto custa para ser membro de A.A.?

Não há taxas nem mensalidades para ser membro de A.A. Um Grupo de A.A. geralmente faz uma coleta durante a reunião para cobrir as despesas, tais como aluguel, café etc., e para isto todos os membros são livres para contribuir, com mais ou com menos, como eles quiserem.
 

A.A. é uma organização religiosa?

Não. Nem está ligado a qualquer organização religiosa.
 

Lá se fala muito de Deus, não é?

A maioria dos membros de A.A. acredita que encontrou a solução para o problema de bebida, não através da força de vontade individual, mas através de um Poder Maior do que nós mesmos. Todavia, cada um define este poder como desejar. Muitas pessoas chamam-No de Deus, outras pensam que Ele é o Grupo de A.A., ainda outras não acreditam nele absolutamente. Há espaço em A.A. para pessoas de todos os credos e também para os descrentes.
 

Posso levar minha família a uma reunião de A.A.?

Membros familiares ou amigos íntimos são bem-vindos às reuniões "abertas" de A.A. Informe-se com o seu contato local.
 

Que sugestão você dá a novos membros?

Em nossa experiência, as pessoas que se recuperam em A.A. são aquelas que:
a) evitam o primeiro gole;
b) assistem regularmente às reuniões de A.A.;
c) procuram as pessoas em A.A. que têm-se mantido sóbrias com sucesso por algum tempo;
d) tentam pôr em prática o programa de recuperação de A.A.
 

Como posso entrar em contato com A.A.?

Procure Alcoólicos Anônimos no seu catálogo telefônico local. Esses telefonemas são atendidos por voluntários de A.A. que ficarão felizes em responder às suas perguntas, ou colocam você em contato com aqueles que podem. Se não houver serviço telefônico de A.A. próximo a você, escreva para o Escritório de Serviços Gerais de A.A., Caixa Postal 3180 - CEP 01060-970 - São Paulo/SP.
 
Há uma lista de folhetos de A.A. que pode ser especialmente útil para você:
44 Perguntas e respostas
Você deve procurar A.A.?
Você pensa que é diferente?
A.A. para a mulher
Os jovens e A.A.
 
Lembre-se de que o alcoolismo é uma doença progressiva. Leve isso a sério, ainda que você sinta que esteja somente nos primeiros estágios da doença. O alcoolismo mata as pessoas. Se você é um alcoólico e continua a beber, com o tempo você ficará pior.