Artigos - Vamos liderar melhor > RV. 025

VAMOS LIDERAR MELHOR

DOZE SUGESTÕES PARA UMA BOA COORDENAÇÃO


1.   Evite tomar ares de "autoridade".
Lembre-se que a função de coordenador, ao liderar a reunião, é zelar pelas Tradições de A.A..
E as Tradições baseiam-se em HUMILDADE. Portanto, procure mentalizar o velho slogan: "Que comece por mim".
2.   Antes de aceitar uma coordenação, faça um minucioso inventário moral de si mesmo e veja
se está em condições de assumi-la. Sobriedade é um estado de espírito que se transmite, e um
coordenador tumultuado ou mal-humorado pode contagiar todo o grupo.
3.   Evite bancar o "professor" ou "pregador". Lembre-se que a cadeira do coordenador não é tribuna e que uma reunião de A.A. não é sala de aula e seus companheiros, alunos.
4.  Não faça análises ou diagnósticos dos companheiros. Esse direito não compete a nós, membros de A.A.. Procure inteirar-se do que diz o folheto "A.A. em sua Comunidade".
5.   Não faça comentários em relação ao depoimentos dos companheiros, salvo quando for solicitado pelo depoente, ou se isto se tornar absolutamente necessário para ajudar, e não para depreciar ou humilhar. Quanto menos "tagarelar" o coordenador, melhor a reunião.
6.   Evite interromper o companheiro, mesmo que esteja "falando demais". Em alguns grupos, o tempo é limitado e você poderá, depois, falar livremente.
7.   Evite dialogar com os companheiros, salvo se a reunião for informal. Isto, porém, não significa que você não possa perguntar aos novos como estão passando o dia-a-dia.
8.   Procure estar sempre atento durante todo o tempo em que transcorrer a reunião. Atento
com os que falam, com os que ouvem e também com os que chegam. Alguém pode estar "tumultuado", e talvez, precisando desabafar.
9.   Jamais abuse do direito  que o grupo lhe concedeu  ao confiar-lhe a liderança de uma reunião. Procure não criticar o depoimento do companheiro - lembre-se que você é um simples "servidor", e como tal, deve  ser sempre um fiel "servidor" no grupo.
10. Procure inteirar-se se a reunião é "aberta" ou "fechada" e se a palavra deve ser "dirigida" ou apenas "franqueada". Não se esqueça dos novos, dos recém-chegados e dos visitantes, 
já que geralmente, têm algo de novo para nos transmitir. Lembre-se que uma reunião "aberta" deixa de ser do grupo, para ser de A.A. como um todo, e que nosso programa é de atração e não de promoção. Dizem que todo alcoólico é inteligente. Como tal, um coordenador deve ser membro de A.A. - um alcoólico, portanto.
11. Evite dirigir a reunião a seu bel-prazer. Deixe que tudo transcorra naturalmente e que cada um fale livremente. Em A.A. cada um fala por si.
12. Não complique! A UNIDADE do grupo deve ser preservada a todo instante e que o coordenador é o guardião dessa Unidade. Portanto é bom lembrar o que diz a nossa Primeira Tradição: "O bem estar coletivo deve estar em primeiro lugar". 

Últimas palavras do Dr. Bob: 
"CONSERVE-SE HUMILDE E MANTENHA O A.A. SIMPLES".

Vivência nº 25 - Jul/Ago/Set 1993