Viver Sóbrio__"O uso deste livro"

O USO DESTE LIVRO

Este livro não oferece um plano de recuperação do alcoolismo. Os Passos de Alcoólicos Anônimos que resumem seu programa de recuperação estão descritos minuciosamente nos livros “Alcoólicos Anônimos” e “Os Doze Passos”. Esses Passos não são interpretados aqui, nem os processos que eles tratam são discutidos nesta obra.

Aqui, nós narramos apenas alguns métodos que usamos para viver sem beber. Você é bem-vindo a todos eles, esteja ou não interessado em Alcoólicos Anônimos.

Nosso beber estava ligado a muitos hábitos – grandes e pequenos. Alguns eram modos de pensar ou coisas que sentíamos dentro de nós. Outros eram hábitos de ação – coisas que fazíamos, ações que realizávamos.

Para habituarmo-nos a não beber, achávamos necessário substituir os antigos hábitos.

(Por exemplo, em vez de tomar o próximo gole – que já está na sua mão ou que você vem planejando; pode adiá-lo... até ler o início do capítulo 3? Tome um refrigerante ou suco de fruta em lugar de bebida alcoólica enquanto lê. Logo depois nós lhe explicaremos o que há por trás desta mudança de hábitos).

Depois de termos praticado por alguns meses novos hábitos de sobriedade ou novas maneiras de pensar e agir; elas se tornam quase uma segunda natureza para nós; tal como era o álcool. Não beber tornou-se natural e fácil, não um combate longo e sombrio.

Estes métodos fáceis, hora a hora, podem ser facilmente usados em casa, no trabalho ou nas reuniões sociais. Acham-se aqui incluídas também diversas coisas que aprendemos a não fazer ou a evitar. Eram coisas que, hoje vemos, nos tentavam a beber ou colocavam em perigo a nossa recuperação.

Julgamos que você achará, muitas ou mesmo todas as sugestões aqui discutidas, valiosas para viver sóbrio, com bem-estar e tranqüilidade. Não há nada de significativo quanto à ordem em que o livro as apresenta. Podem ser redispostas da maneira que você julgar melhor. Não se trata de uma lista completa. Na prática, cada membro de A.A. que você encontrar pode dar-lhe pelo mais uma boa idéia que não se acha neste livro. E você, provavelmente, encontrará algumas idéias que funcionam para você. Esperamos que as passe a outras pessoas que poderão beneficiar-se delas.


O A.A., como irmandade, não endossa formalmente nem recomenda para todos os alcoólicos todas as linhas de ação aqui incluídas. No entanto, cada prática citada já provou ser útil para alguns membros, podendo ser proveitosa para você.

Este livro está planejado como um manual de fácil manuseio para ser consultado de vez em quando, não como algo que deva ser lido do começo ao fim de uma só vez e, depois, abandonado.